< voltar

A Portway e a segurança no transporte de animais

Diariamente são transportados por via aérea milhões de animais, cães, gatos, répteis, aves, peixes, etc... É nosso dever enquanto intervenientes, garantir não só uma experiência o mais agradável possível a estes seres vivos, mas também que a mesma ocorra em total segurança. Enquanto handler, temos também a obrigação de formar os nossos profissionais dentro dos standards previstos na regulamentação.

Uma vez que o transporte aéreo é a forma mais humana de transportar animais em percursos longos, seja como bagagem no porão seja como carga, é importante garantir que, operacionalmente, são cumpridas todas as normas, por todos os elementos envolvidos neste tipo de transporte.

Este processo passa pela aceitação do animal através da verificação das condições de transporte pelo agente, com uma inspeção ao contentor e documentação associada. Posteriormente o contentor será colocado numa área protegida de forma a garantir a proteção a nível da temperatura. O transporte para o avião é feito em equipamento próprio e devidamente assinalado, passando de seguida para a fase de carregamento onde são cumpridas as instruções de carregamento de acordo com os procedimentos das companhias. À chegada da aeronave o percurso irá fazer-se cumprindo com os mesmos critérios.

Os grandes desafios nesta operação, serão zelar pelo bem-estar do animal (cada animal tem os seus requisitos específicos) e garantir que os passageiros ou expedidores compreendem as regras. Enquanto no check-in é normal os passageiros apresentarem caixas de transporte subdimensionadas, o que faz com que o processo de aceitação possa ficar comprometido até que a situação se resolva, já na carga o desafio é o acesso por parte dos expedidores aos regulamentos governamentais, bem como a consulta dos requisitos CITES (Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies Silvestres Ameaçadas de Extinção) para o transporte de animais selvagens ameaçados.

Por último, existe a grande dificuldade diária em todos os aeroportos, que é a disrupção. Ao afetar os horários dos voos, irá imediatamente ter um grande impacto neste processo, fazendo com que a comunicação entre todos os envolvidos seja crucial para garantir a tranquilidade de todos os animais transportados. É nestes momentos que provamos que a confiança que os clientes depositam em nós, faz sentido.

O transporte de AVI’s (Animal in Hold), assim como o seu manuseio, é um desafio constante. O nosso papel, enquanto atores nesta fábula com episódios diários, é implementar as melhores práticas da indústria, sempre com espírito de equipa.

…Como diria La Fontaine: “Toda a força será fraca, se não estiver unida.”

Frederico Ferreira   |   Marco Ramos
Training Manager   |   Técnico de Segurança e Saúde no Trabalho

Lisboa | Faro